Nossos Bispos

Dom José Geraldo da Cruz (Bispo de Juazeiro desde 2003) 
Dom José Geraldo da Cruz nasceu em Muriaé - MG, no dia 8 de agosto de 1941, filho de Genarino Vieira da Cruz e Francisca de Souza Cruz. Fez seus estudos primários em Sereno e Santana de Cataguases; cursou o segundo grau no Seminário dos Padres Agostinianos da Assunção em Eugenópolis, diocese de Leopoldina (MG). 

Em 1954, aos 13 anos de idade, entrou no Seminário de Nossa Senhora de Lourdes, dos Assuncionistas, em Eugenópolis (MG), onde permaneceu até janeiro de 1960. Data em que foi enviado ao Chile, a Los Andes, para fazer o Noviciado. Em 1961, depois da profissão religiosa, ingressou no curso de Humanidades e Filosofia, em Santiago do Chile (El Golf); concluiu a Filosofia e fez o 1º ano de Teologia e Universidade Católica de Chile.
Em 1966, voltou ao Brasil para concluir o curso de Teologia no recém criado Instituto de Filosofia e Teologia da Universidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Formou-se no final de 1968.

Foi ordenado sacerdote no dia 1º de maio de 1969, em Belo Horizonte, por Dom Serafim Fernandes de Araújo, acompanhado por Dom Artur Hortuis, A.A., na Igreja do Horto. Celebrou a primeira missa na sua cidade natal, Muriaé, no dia 4 de maio, na paróquia de Nossa Senhora Conceição.

Foi Administrador Paroquial de Eugenópolis, Vieiras, Patrocínio do Muriaé (MG), e Laje do Muriaé (RJ). Foi, também, membro do Conselho Presbiteral e Vigário Episcopal para os Religiosos e as Religiosas da Diocese de Leopoldina.  Eleito Superior Regional dos Agostinianos da Assunção da Região do Rio de Janeiro, exerceu o cargo por dois mandatos, de 1978 a 1986. Em 1987, no Capítulo Geral, foi eleito Assistente Geral da Congregação, especialmente responsável pela América Latina, passando, então, a residir em Roma. Em 1993 foi reeleito Assistente e Vigário Geral da Congregação, exercendo o cargo até1999.

Regressando ao Brasil, em junho de 1999, foi indicado e nomeado como 1º Provincial da recém criada Província Assuncionista do Brasil. No final de 2002, foi novamente nomeado Provincial, e exerceu o cargo até sua nomeação, no dia 04 de junho de 2003, como Bispo de Juazeiro.

D. José Rodrigues de Souza (Bispo de Juazeiro de 1975 a 2003)
D. José Rodrigues de Souza nasceu em 25 de março de 1926, em Paraíba do Sul/ RJ. Era ainda criança quando sua família se mudou para Serra Azul/SP, onde fez seus estudos primários. Uma Missão foi realizada na cidade em 1938, por missionários redentoristas. O jovem despertou a atenção do pe. Victor Coelho de Almeida, que o convidou para ser sacerdote. O convite foi aceito e com a permissão de seus pais, José Rodrigues partiu para o convento de Santo Afonso, em Aparecida/SP, com apenas dez anos de idade. Fez o Noviciado e Profissão Religiosa na cidade vizinha de Pindamonhangaba. Foi ordenado padre em Tietê/SP em 27 de dezembro de 1950. 

Trabalhou como professor por quatorze anos. Depois, seus superiores o enviaram à Europa para um Curso de Catequese e Pastoral em Bruxelas, na Bélgica. Voltando ao Brasil, foi enviado a pregar Santas Missões e em 1969 mudou-se para Goiânia/GO, onde foi eleito vice-provincial dos redentoristas. O papa Paulo VI o nomeou Bispo de Juazeiro em 12 de dezembro de 1974. No livro “O Bispo dos Excluídos”, do jornalista alemão Siegfried Pater, Dom José relembrou exemplo que os ensinamentos do padre Pedro Henrique influenciaram sua formação como sacerdote: “Ele nos ensinou ordem com disciplina militar e, apesar de exigir sacrifícios dos alunos, sabia entusiasmar-nos para o ideal que expressava com quatro palavras: padre, missionário, redentorista, santo”. 

Seu episcopado durou 28 anos. Desde sua chegada, em 1975 até sua partida em 2003, Dom José Rodrigues foi um bispo que não se restringiu às paredes da igreja, nem às homilias proferidas no altar. Preferiu despir-se da solenidade que sua função exigia para se colocar ao lado dos pobres. Ignorou a elite, desafiou a ditadura militar, enfrentou poderosos e exaltou os humildes. Não se importou com preconceitos... Foi um homem à frente de seu tempo. Motivou a parcela excluída da população do sertão baiano a se organizar e lutar por seus direitos. Ensinou seus companheiros e fiéis a partilhar e a construir uma sociedade mais justa. Era o pequeno grande homem que se agigantava em defesa dos oprimidos do Vale do São Francisco.


Dom Tomás Guilherme Murphy (1º Bispo de Juazeiro - 1963 a 1975)
Dom Tomás Guilherme Murphy nasceu em 10 de dezembro de 1917, em Omaha, nos Estados Unidos da América (EUA). De família muito católica, abraçou a vida religiosa e fez sua profissão solene como membro da Congregação Redentorista em 1938. Foi ordenado padre no dia 29 de junho de 1943. Ofereceu-se para servir como missionário no Amazonas, onde durante 13 anos desenvolveu uma fecunda obra de evangelização como pároco, pregador de Missões Populares e vice-provincial. Após voltar a sua terra natal, em 1958, foi escolhido para ser Sucessor dos Apóstolos, recebendo a Ordem Episcopal a 02 de janeiro de 1963, tornando-se o 1º Bispo de Juazeiro/BA. 

Em 12 anos de pastoreio nesta Igreja local a sua memória permanece viva entre o povo, não só pelos trabalhos feitos, mas igualmente por sua gentileza, humanidade e profunda espiritualidade. Seu trabalho em Juazeiro foi baseado em um tripé de prioridades: evangelização/catequese (anúncio da Palavra), liturgia (relacionamento com Deus) e ação social (dimensão da Caridade e da Promoção humana). Por muitos é considerado santo. Após sua morte, em 1995, foi iniciada sua causa de beatificação, em andamento no Vaticano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário