Paróquias e Padres


- Catedral Nossa Senhora das Grotas:

A Catedral de Juazeiro foi inaugurada em 1954, na época sendo considerada apenas como igreja matriz, porque ainda não havia sido ainda instalada uma diocese local. Com a criação da Diocese de Juazeiro, em 1963, o templo foi consagrado como Catedral (igreja-mãe de uma diocese), tendo sempre como padroeira Nossa Senhora das Grotas. O atual templo encontra-se construído no mesmo local onde antes existia uma antiga igreja matriz, que teria caído após uma enchente do Rio São Francisco.


- Paróquia Santo Antônio:

Em 1966 o Bispo Dom Tomás nomeou o Padre Martinho, da Congregação do Santíssimo Redentor, para ser o vigário da Paróquia Santo Antônio. Mas, os trabalhos de evangelização no bairro começaram em 1950, para atender as necessidades da população local. Em poucos anos de fundação, o trabalho social e espiritual orientado pelo Pe. Martinho foi levando para dentro da Igreja, fiéis participativos e autênticos, fazendo com que a paróquia se tornasse referência dentro da Diocese.

Nesta época foram formados os grupos da Legião de Maria, Legião Catequética, Conferência São Vicente de Paulo, Cruzada Eucarística, Cadetes do Ar, Pia União de Santo Antônio, Escola Doméstica, como também a Escola Paroquial de Santo Antônio, Círculo Bíblico, Conferência dos Noivos, Biblioteca, Clube de Mães e Jovens do Santo Antônio. Após nove anos de trabalhos, o Pe. Martinho foi transferido para Recife.
Após a saída do Pe. Martinho, o Padre Vicente assumiu a Paróquia, tornando o trabalho social e juvenil destaque na paróquia. A participação das crianças se tornou tão intensa nas missas dominicais, que o Padre Vicente implantou o grupo Meninos do Santo Antônio – MESA. O Pe. Vicente ficou à frente da Paróquia até o seu repentino falecimento em 1977. Logo após a morte do Pe. Vicente, o Pe. Clemente assumiu os trabalhos da Paróquia. De 1980 a 1999, diversos padres passaram pela paróquia.


Em 1999 o Pe. Antônio Carlos assume a paróquia Santo Antônio e permanece durante oito anos. Após a saída do Pe. Antônio Carlos, o Padre Gilvan assumiu a Paróquia, tendo hoje o Padre Donizete como auxiliar.


- Paróquia São Cosme e São Damião (Cosminho):

A igreja da Paróquia de São Cosme e Damião foi construída em 1957 por uma família humilde e devota dos santos São Cosme e Damião, que faziam as suas orações. Nos anos 60, Amália Gonçalves de Assis - Dona Malú - fez contato com a Diocese de Juazeiro para poder assumir a capelinha. A princípio a Diocese não aceitou, pois já havia uma capelinha no mesmo bairro.

Com o passar dos tempos, por intermédio do Padre João, a Diocese de Juazeiro recebeu a Capelinha e fez a compra do restante da área, que antes funcionava como uma chácara. Em setembro de 1964 foi celebrada a primeira missa na Capelinha. Em setembro de 1973, o Bispo Dom Tomás Guilherme oficializou como Paróquia de São Cosme e Damião.


- Paróquia Nossa Senhora Aparecida: (em construção)


- Paróquia Santa Teresinha: (em construção)


- Paróquia Santo Afonso: (em construção)



Campo Alegre de Lourdes:

-->
Histórico sobre a caminhada da Paróquia de Campo Alegre de LourdesAutor: Roberto Malvezzi - Gogó

À partir de 1969, com o Concílio de Medellín, a Igreja da América Latina, oficialmente, faz sua "opção pelos pobres". Na prática, apenas uma parcela da Igreja iria fazer sua a causa dos mais pobres. Essa opção chegou ao sertão do Nordeste Brasileiro. Na diocese de Juazeiro, Bahia, essa opção vai ganhar uma forma mais radical com a chegada do bispo D. José Rodrigues, em 1975. Sua chegada coincidiu com a construção da barragem de Sobradinho, deslocando 72 mil pessoas de suas casas da forma mais irresponsável possível. Estávamos em plena ditadura militar e a região era considerada área de segurança nacional. Campo Alegre de Lourdes foi o único município da diocese que não sofreu nenhum impacto da barragem, mas foi um dos primeiros lugares onde a opção pelos pobres vai surgir de forma organizada.

Começa em Campo Alegre de Lurdes torna-se vigário o Pe. Edmundo. Com ele começa a organização das comunidades em outro patamar evangélico, isto é, na perspectiva da fraternidade, solidariedade e cooperação mútua. Inicia cursos para treinamento de líderes, agentes de saúde, catequistas, etc. Ao mesmo tempo, começa uma luta pela água, ainda que de forma dispersa e sem técnicas apropriadas para garantir a água para consumo humano.

Essa caminhada prossegue mesmo com a saída do Pe. Edmundo. Logo em seguida assume o Pe. Noé Aggeler (1972 -1975). Por um breve período assume o Pe. José Pedro do Nascimento. Posteriormente, por vários anos, a paróquia estará sem padre. Assume a liderança dos trabalhos a congregação das Irmãs Cabrini. Uma equipe de Irmãs irá dar continuidade à formação das comunidades. Para facilitar o trabalho, organizam "campanhas de alfabetização" com voluntários vindos do sul durante o mês de janeiro de cada ano. Assim, durante vários anos as comunidades vão hospedar esses voluntários em suas casas. Logo o passo da alfabetização é superado por uma formação mais ampla da comunidade, inclusive na linha sindical e política.

Formação de novos partidos através dessas campanhas, muitos voluntários conhecem a região e decidem permanecer nela, principalmente a partir de 1980. Vão morar em Campo Alegre e colaboram para intensificar a formação das comunidades, política e sindical. É um tempo de muito conflito com as lideranças locais, acostumadas a manter o povo sob o véu da ignorância, clientelismo político e dependência de favores. 

Ao mesmo tempo o Brasil estava saindo do regime militar e recuperava uma relativa liberdade política, com a formação de novos partidos. Entre eles um era extremamente original, o Partido dos Trabalhadores ( PT ) porque, contrariando a cultura política brasileira, o PT nascera de baixo para cima, no meio dos trabalhadores das áreas mais industrializadas do país. O PT encontrou seu ninho no meio rural do sertão nordestino, justamente em Campo Alegre de Lurdes. Foi o primeiro diretório do partido a se constituir formalmente na Bahia. Uma vez organizado, o partido começa disputar eleições em Campo Alegre, constituindo-se numa novidade absolutamente inédita na região.

A formação das Comunidades Eclesiais de Base foi o fundamento de toda luta pela vida no município. Foi delas que brotou toda espécie de iniciativa popular e, principalmente, as lideranças populares que iriam conduzir essas iniciativas. Elas se constituíram como o primeiro núcleo organizativo do município, centradas na leitura da palavra, na idéia da partilha e da "luta". Era um "novo modo de ser Igreja" que surgia, mas era também a sementeira de outras formas de organização. Delas vieram as outras organizações sociais, como o partido, o sindicato e as associações. As comunidades permitiram a conquista da cidadania, antes radicalmente negada. Cidadania aqui entendida no seu fundamento elementar que é o de "participar da vida da cidade". Antes os trabalhadores sequer podiam circular nos ambientes urbanos porque eram ameaçados pelos políticos locais. A presença nos centros urbanos só era possível em forma de massa, mostrando força. A conquista da cidadania plena ainda é uma busca, mas já foram dados passos importantíssimos, como o direito de ir e vir entre a cidade e o campo.

A luta pela terra foi uma das principais atividades dos trabalhadores nos primeiros anos de suas organizações. Foi o único modo de preservar espaços rurais para os trabalhadores. A maior parte das terras dessa região são consideradas devolutas, isto é, pertencentes ao Estado, mesmo estando ocupadas há séculos por famílias do povo. Essa realidade estranha só é possível de ser entendido se voltarmos para trás na história do Brasil, 1850, quando surgiu a primeira lei de Terras do Brasil. Com essa lei, como as Sesmarias haviam sido extintas em 1822 com a proclamação da Independência, havia um vácuo sobre a propriedade da terra no Brasil. 

Com essa lei, o governo imperial determina que as terras, daquela data em diante, só poderiam ser adquiridas mediante a compra e venda. Com isso, as terras que não fossem registradas, seriam consideradas do Estado. Como os pobres não tinham dinheiro para registrar suas ocupações, a maior parte delas ficou considerada como propriedade do Estado. Ainda é assim nessa região do Brasil.

Essa situação, obviamente, favorece todo tipo de disputa sobre a terra. Prevalece quem tem poder e dinheiro. Para os pobres, considerados posseiros, restou a resistência. Primeiro resistindo às "grilagens". "Grilagem" vem de grilo, um inseto que devora as plantações. Nesse caso quer significar invasões violentas dos poderosos sobre as ocupações dos pequenos, devorando suas posses e propriedades. Depois, conseguindo incluir na constituição baiana de 88 o regime fundiário de "fundo de pasto", isto é, áreas comprovadamente usadas pela comunidade podem ser demarcadas em nome de uma associação que assuma a propriedade da terra. Essa brecha legal abriu uma nova etapa da luta em Campo Alegre. Hoje já são ....... associações de fundo de pasto e outras que estão em formação. Sem a terra, é impossível qualquer outro tipo de luta.

Uma das organizações mais visadas pelos trabalhadores era a conquista da direção do sindicato dos trabalhadores rurais. Por uma dessas aberrações da vida política brasileira, os sindicatos tinham sido criados pelo Estado por volta de 1970 para esvaziar as Ligas Camponesas, independentes e consideradas revolucionárias pelo regime militar. A direção desses sindicatos, contudo, era formada pelos próprios chefes políticos locais, constituindo-se em verdadeiros departamentos das prefeituras. Não era fácil vencer eleições viciadas, com corrupção protegida pela justiça. Logo na segunda tentativa, contudo, os trabalhadores vencem as eleições. Era a primeira organização formalmente reconhecida que os trabalhadores passavam a controlar, não só em Campo Alegre, mas em toda a região. Era um exemplo para outros. Na sequência de Campo Alegre, vieram Remanso, Pilão Arcado e Curaçá. Foi impossível a conquista em Juazeiro, Sento Sé e Casa Nova devido aos esquemas das oligarquias locais.

A experiência na direção do sindicato foi enriquecedora para os trabalhadores, tanto nos aspectos positivos como negativos. Era a primeira administração por parte dos trabalhadores. Logo colocaria em ordem, e a serviço dos trabalhadores, um organismo que, de fato, trabalhava contra seus interesses e a favor dos políticos locais. As primeiras administrações foram extremamente positivas. Aos poucos, contudo, fizeram a experiência dos limites do órgão e como o poder, por menor que seja, mexe também com a cabeça dos trabalhadores. Foi uma experiência dolorosa recuperar a credibilidade do sindicato quando alguns diretores tiveram que ser afastados por má gestão do que era dos próprios trabalhadores. Mas conseguiram recuperar a direção de forma ética, restaurar a credibilidade e, hoje, o sindicato é um dos principais instrumentos dos trabalhadores na luta pela terra e pela água.

A luta pela água, de forma mais específica, surgiu por volta de 1995, quando o STR de Campo Alegre, decidiu estabelecer uma luta orgânica pela água, não mais de forma dispersa e pontual. O trabalho de algumas ONGs na região, principalmente o INSTITUTO DA PEQUENA AGRICULTURA APROPRIADA ( IRPAA ), já demonstrara em cursos que era possível contar com técnicas simples e eficientes para armazenamento de água para o consumo humano, consumo dos animais e água de emergência, tudo baseado na captação da água de chuva. Apoiados pela Comissão Pastoral da Terra e Paróquia, articulados pelo Sindicato, os trabalhadores elaboram um sofisticado Plano de Água municipal, envolvendo uma pesquisa capilar de toda espécie de necessidade de água, as obras adequadas para armazenar essa água, a locação das obras e o orçamento correspondente de cada obra. Um trabalho único em todo o Nordeste brasileiro. 

Iniciaram uma luta política para transformar em política pública aquilo que era uma iniciativa popular. O projeto, várias vezes apresentado na Câmara de Vereadores, jamais foi aprovado pela Câmara, com os vereadores sendo orientados pelo prefeito e pelo deputado estadual da região para que não aprovassem o projeto. Os trabalhadores não se intimidaram e iniciaram a construção das obras – principalmente a de cisternas familiares para consumo humano – com dinheiro advindo do exterior, principalmente cristãos da Alemanha. Já foram construídas mais de 1900 cisternas, aproximadamente 25% das cisternas necessárias. O objetivo é dotar cada família de uma cisterna. Essa luta se afina com a luta diocesana pela água – até 2004 nenhuma família sem água e sem comida – e com a celebração do ano jubilar em 2000, principalmente o resgate das dívidas sociais. O plano de água teve um efeito multiplicador extraordinário, principalmente a construção das cisternas, e está se transformando numa referência nacional. Os planos, contudo, como envolvem todas as necessidades de água, exigem também a luta por outras formas de captação de água para enfrentar os períodos naturais de estiagem. Enfim, uma luta apenas iniciada.

O "modus vivendi" no Sertão, a proposta vai além da luta pela água. Trata-se de reinventar o "modus vivendi" no sertão. É toda uma adaptação mais adequada do ser humano ao meio ambiente circundante. Envolve a captação de água, novos tipos de pastagens, modo diferente de lidar com a agricultura, de cultivar os animais, enfim, é uma toda uma mudança que passa pelo cultural, pelas raízes mais profundas do povo. Hoje, além da paróquia, das pastorais sociais, as organizações populares contam com o apoio de ONGs que trabalham especificamente essas questões, como o IRPAA, já citado, e o SASOP. Esse último vem trabalhando a agroecologia, quintais produtivos e a apicultura.

A situação do Nordeste brasileiro mantém-se dramática. Campo Alegre não foge à regra. As mudanças são lentas e quase imperceptíveis. Preferimos, contudo, manter o espírito evangélico do compromisso, que prefere manter acesa a vela que queima, que aceitar a escuridão da passividade.

-->A paróquia de CAL foi criada em1966.
Pároco atual: Pe. Bernardo Hanke (desde a páscoa de 1988)



Uauá:

Segundo depoimentos e pesquisa, assim que os proprietários da Fazenda Uauá iniciaram a construção das primeiras casas residenciais que mais tarde dariam origem ao Povoado de Uauá, D. Joana Rodrigues, conforme costume da época, projetou a construção de uma capelinha, sob a denominação de Capelinha do Senhor do Bonfim (a qual ainda existe).

Em 1911 foi escolhido o local para edificação da futura Igreja Matriz, sendo implantado como sinalização, o Cruzeiro. Na época também foi criado a Banda de Pífanos Calumbis, de Monte Santo, que serviu de inspiração para a futura criação das Bandas de Pífanos de Uauá, que ainda hoje alegram o Novenário do Padroeiro São João Batista. Em 1912, na Capelinha local, restabeleceram-se as festividades religiosas, sendo o Senhor do Bonfim cultuado como Padroeiro de Uauá. Em 1916, para facilitar o acesso dos fiéis à Capelinha do Senhor do Bonfim, foi construída a ponte entre o Povoado e a Igrejinha, sobre o fluxo das águas do Tanque Velho, na época das chuvas.
   
Em 1927 a Igreja Matriz já estava praticamente construída, faltando apenas as torres e alguns acabamentos. Para a construção desse trabalho, reuniram-se algumas pessoas de posses do lugar que fizeram a doação de bois que seriam vendidos para este fim, e assim, a obra foi finalizada.
             
  Uauá foi desmembrada da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Euclides da Cunha - BA,  no dia 24 de maio de 1923, por decreto do Arcebispo Dom Jerônimo Tomé de Souza, foi criada a Paróquia de Uauá, sendo o Pe. João do Prado Sacramento nomeado o primeiro Vigário. Nesta mesma data, São João Batista seria elevado Padroeiro de Uauá, dando origem às tradicionais festas juninas na Cidade. Antes da vinda do Pe. João do Prado Sacramento como Vigário Oficial, a comunidade recebia a visita de Padres de Monte Santo, a exemplo dos Padres Chaves, Eutimio, Arlindo e Monsenhor Berenguer que vinham em desobriga para celebrar missas realizar Batizados e Casamentos.

Mas não se pode deixar de registrar os trabalhos de tantos missionários (as), Padres, Freiras, Leigos (as) que deixaram suas terras, família, países, enfrentando adversidades, para ir até Uauá implantar o grande projeto de tornar Jesus Cristo conhecido e amado por todos. Durante estes 83 anos de existência já passaram diversos Padres pela Paróquia. O atual pároco da Paróquia de Uauá é o Pe. Carlos Palacios, natural da Espanha. A Paróquia de Uauá já pertenceu a Diocese de Senhor do Bonfim, depois a Diocese de Paulo Afonso - BA e atualmente pertençe a Diocese de Juazeiro-BA.

A Paróquia atualmente conta com diversas Pastorais e Movimentos dentre eles: Pastoral da Catequese; Pastoral do Dízimo; Pastoral da Liturgia; Pastoral da Criança; Pastoral da Saúde; Pastoral Carcerária; Pastoral da Comunicação - PASCOM; Pastoral da Pessoa Idosa; Comunidades Eclesiais de Base- CEB´s; Movimento da Mãe Rainha; Movimento da Renovação Carismática Católica; Movimento dos Vicentinos; Movimento do Apostolado do Sagrado Coração de Jesus e Movimento dos Focolares.


Remanso:

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário é centenária. Foi instalada em 1894, portanto, há mais de cem anos. Muitas pessoas, padres, leigos, bispos, religiosas deixaram a sua marca, a sua contribuição, sobretudo em tempos passados de dificuldades de toda ordem.


Pilão Arcado:

A Paróquia de Pilão Arcado tem como padroeiro Santo Antônio. A festa acontece no dia 13 de junho, após a realização de uma trezena que tem tradição em reunir centenas de fiéis. Atualmente o pároco é padre Guilherme, natural da Alemanha


Sento Sé:

(em construção)


Casa Nova:

(em construção)


Sobradinho:



(em construção)

Nenhum comentário:

Postar um comentário